Concentração de fisioterapeutas e taxa de mortalidade pela covid-19 no estado do paraná
International Journal of Development Research
Concentração de fisioterapeutas e taxa de mortalidade pela covid-19 no estado do paraná
Received 14th September, 2022; Received in revised form 11th October, 2022; Accepted 19th November, 2022; Published online 25th December, 2022
Copyright©2022, Giane Aparecida Chaves Forato et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
As infecções pela COVID-19 iniciada no ano de 2019, vem gerando grandes índices de contaminação e sequelas. A fisioterapia, em áreas como a cardiorrespiratória e a intensiva, ganhou destaque em meio à pandemia, por ser de extrema importância nos cuidados dos pacientes. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo verificar se o número de fisioterapeutas influência diretamente na taxa de mortalidade pela COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e de caráter quantitativo do tipo transversal. Os dados utilizados foram retirados da base de dados Brasil.io e site do CREFITO-8. Os resultados obtidos por meio de correlação direta mostram que não há relação entre o número de fisioterapeutas e a taxa de mortalidade pela COVID-19. Podemos concluir no presente estudo que o número de fisioterapeutas não teve relação direta com o número de óbitos na COVID-19. Entretanto, a Fisioterapia tem grande relevância no contexto da pandemia, no cuidado e manejo do paciente, como demonstram os estudos.