Comunicação efetiva e cultura de segurança do paciente no centro cirúrgico para garantia de uma assistência qualificada

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
19412
4 pages
Research Article

Comunicação efetiva e cultura de segurança do paciente no centro cirúrgico para garantia de uma assistência qualificada

Giuza Maria Silva, Ilana Maria Brasil do Espírito Santo, 3João Paulo Ferreira Santos, Roseane Carvalho Santana, Mauricio José Almeida Morais, Larissa Vieira de Melo, Hallyson Leno Lucas da Silva,Naasson Damasceno Silva, 8Álesson Marlon Silva da Luz, Selminha Barbosa Bernardes Senna, Sandra Valéria Nunes Barbosa, Francilio de Sousa Carvalho and Francisco Lucas de Lima Fontes

Abstract: 

Objetivou-se com o presente estudo analisar a comunicação efetiva e a cultura de segurança do paciente no centro cirúrgico para garantia de uma assistência qualificada. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura com abordagem qualitativa realizada por meio da base de dados Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Portal da CAPES) e do buscador virtual Google Acadêmico. Ao término de aplicação dos critérios de inclusão e exclusão e leituras dos resumos, foram selecionados 10 artigos que conferiram maior relevância à abordagem temática desta revisão. Obstáculos relacionados à comunicação entre os profissionais de saúde repercutem na qualidade do atendimento prestado, com a reprodução de más práticas profissionais. É possível constatar o quão relevante é a cultura de segurança do paciente e sua relação com o processo de comunicação efetiva entre os profissionais atuantes no centro cirúrgico. Os resultados dos estudos selecionados para a discussão elencaram dificuldades quanto à dinâmica de comunicação, o que evidencia a necessidade de capacitação da equipe envolvida na prestação da assistência com vistas à diminuição de riscos e falhas ao paciente atendido.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.19412.07.2020
Download PDF: