Composição química e potencial biológico de nutracêuticos em frutas: uma revisão
International Journal of Development Research
Composição química e potencial biológico de nutracêuticos em frutas: uma revisão
Received 22nd September, 2022 Received in revised form 27th October, 2022 Accepted 20th November, 2022 Published online 25th December, 2022
Copyright©2022, Ali Omari Mwana Yamba Aloma et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A descoberta de nutracêuticos, em frutas, possibilita novas alternativas não somente para a indústria farmacêutica e alimentícia, mas também abre novas oportunidades para a criação de alternativas que buscam a utilização de seus resíduos. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura a fim de compreender a composição química e o potencial biológico dos nutracêuticos em frutas. Foi feita uma busca das referências nas bases Periódicos CAPES, Google Scholar e Pubmed em novembro de 2022. A busca permitiu a identificação de seis artigos que se adequaram aos critérios estabelecidos.A partir da análise dos dados foi possível verificar que todos os artigos mostraram a presença de compostos fito químicos nas frutas analisadas. Sendo que 22,25% dos artigos mostraram a presença de nutracêuticos na casca e semente e 100% demonstraram a eficácia da atividade antioxidante nas frutas totais analisadas Portanto, foi possível concluir que os tipos de nutracêeuticos encontrados nas frutas, tanto na poupa, quanto nas sementes e cascas, caracterizam o seu potencial biológico, sendo estes agregados ao valor farmacêutico, nutricional e até ambiental.