Competências digitais de estudantes de pós-graduação: autoavaliação na passagem do ensino presencial ao remoto
International Journal of Development Research
Competências digitais de estudantes de pós-graduação: autoavaliação na passagem do ensino presencial ao remoto
Received 11th February, 2022; Received in revised form 27th March, 2022; Accepted 29th April, 2022; Published online 20th May, 2022
Copyright © 2022, Lidnei Ventura et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O artigo investiga os níveis de apropriação de competência digitais (CD) de estudantes de pós-graduação, níveis de mestrado e doutorado, de uma universidade brasileira, que realizaram a transição do ensino presencial para o remoto nos anos de 2020 e 2021. A proficiência digital dos estudantes foi analisada de acordo com autoavaliações de CD alinhadas às áreas e dimensões do DigComp 2.0: The Digital Competence Framework, da União Europeia. Essa parte da pesquisa se restringiu ao estudo das seguintes áreas de CD: Área 1- Informação e Área 5 - Resolução de problemas, bem como subcompetências derivadas. Além disso, foram analisados dados relativos à passagem do ensino presencial ao remoto no período da Pandemia da Covid-19 e suas relações com as CD. A pesquisa é de natureza qualitativa e decorre de um estudo exploratório-descritivo quanto aos seus objetivos. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online de autoavaliação estruturado de acordo com o DigComp 2.0, aplicado estritamente a acadêmicos de pós-graduação. O instrumento foi distribuído por amostragem aleatória pela rede mailing de um dos pesquisadores, no ano de 2021. Os resultados apontam que a percepção dos estudantes é de que estavam preparados para a transição ao ensino remoto. Avaliaram que houve mais facilidade no acesso aos conteúdos trabalhados e que construíram novos conhecimentos e habilidades de pesquisa na modalidade de ensino remoto. Nas duas áreas de CD investigadas, sobressaem-se autoavaliações positivas no nível básico, aumentando as dificuldades na medida em que são exigidas competências de nível intermediário e avançado, principalmente na Área 5 e naquelas em que o conhecimento técnico de informática são mais exigidos.