Caracterização Das Competências E Desafios Dos Enfermeiros No Processo De Alcance Da Cobertura Universal Da Saúde
International Journal of Development Research
Caracterização Das Competências E Desafios Dos Enfermeiros No Processo De Alcance Da Cobertura Universal Da Saúde
Received 07th November, 2020 Received in revised form 24th December, 2020 Accepted 18th January, 2021 Published online 24th February, 2021
Copyright © 2020, Joyce Neire Vidal Alexandre Souza, Candice Heimann, Williane Karine Lira Barros da Silva, Fernanda Alves de Macêdo, Suammy Barros Arruda, Renata Laínny da Silva Souza, Walison Jonathas Martiniano da Silva, Bruna Viviane Silva Rufino, Mayra Gonçalves Bezerra, José Carlos Barbosa, Dayani Steffany da Silva, Suelayni de Azevedo Albuquerque and Clara Fernanada Da Cunha Rodrigues, 2021. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Introdução: A cobertura universal da saúde é um conceito ambicioso pois estabelece o que deve ser alcançado, mas pouco sobre como alcançá-lo. A complexidade dos problemas e a organização dos serviços na atenção básica demandam mudanças nas atitudes e valores dos profissionais e usuários. Objetivo: Caracterizar as competências e desafios do enfermeiro no processo de alcance da cobertura universal da saúde. Método: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura da literatura com artigos completos publicados entre os anos de 2015 e 2019, em português. Resultados: Faz parte de uma das importantes questões para que o enfermeiro desenvolva um bom trabalho em busca da cobertura universal de saúde, o redirecionamento do modelo de atenção reconhecendo o intuito real de atuação dos enfermeiros, e adequando a normatização, reconhecimento legal deste profissional para a disposição dos cuidados necessários a saúde da população. Porém, muitas vezes o caminho para a cobertura universal, requer o enfretamento das faltas de competências, qualidade e desempenho. A falta de condições de trabalho, conceitos incorretos do processo saúde doença, condições sociais e conceitos dos trabalhadores sobre os usuários também são citados na literatura. Conclusões: A cobertura universal, ressalta a relevância do poder público em prestar atenção equânime e o enfrentamento desta conjuntura tem exigido habilidades e competências dos profissionais de saúde, em especial os enfermeiros, uma vez que tomam decisões nos sistemas de saúde como um todo e demandam conhecimentos da complexidade dos cenários, da diversidade dos modos de vida das comunidades e da prática baseada em evidências.