Avaliação dos padrões alimentares na prevenção do câncer de intestino
International Journal of Development Research
Avaliação dos padrões alimentares na prevenção do câncer de intestino
Received 27th January, 2021; Received in revised form 24th February, 2021; Accepted 11th March, 2021; Published online 22th April, 2021
Copyright © 2021, Lucas Arcanjo Teodoro. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O câncer de cólon envolve todo o trato gastrointestinal começando no intestino grosso, reto e ânus e é o terceiro tipo de câncer mais comum em homens e o segundo em mulheres, os fatores alimentares e estilo de vida podem contribuir no aumento de casos deste tipo de câncer. As escolhas alimentares são muito importantes. Enquanto alguns alimentos podem ajudar a proteger o corpo contra a doença, outros podem aumentar o risco de. O objetivo deste trabalho foi identificar os fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de intestino e avaliar a relação entre os padrões alimentares e a sua associação com o câncer. Foram revisados 34 artigos obtidos nas principais bases de dados, publicados no período de 2001 a 2020. Os estudos constataram que o consumo de bebida alcoólica apresenta efeitos nocivos sobre o desenvolvimento câncer de intestino. A dieta é um dos principais fatores que podem exercer uma grande influência no risco de câncer colorretal, o consumo de carne vermelha está associado a um aumento maior que 30% no desenvolvimento de câncer. O cálcio é um nutriente essencial para a saúde óssea e dentária. O consumo maior que 25 g/dia, desempenhou menor risco de câncer de intestino.