Avaliação do conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre higienização oral de pacientes com covid-19

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
25709
5 pages
Research Article

Avaliação do conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre higienização oral de pacientes com covid-19

Aline Tuany Silva Silveira; Amanda Freire Ferreira; Maria Alice Aguiar Soares; Geana Silva Cardoso Cerqueira Velozo; Geraldo Pinto de Oliveira; Tatiane Beatriz Mendes Rodrigues; Lyllian Aparecida Vieira Almeida; Tallisson Matheus Oliveira Sales; Mariza Alves Barbosa Teles; Sélen Jaqueline Souza Ruas; Wanderson Pereira Santos; Andreia da Cruz de Almeida, Larissa Mendes Vilas Boas Alves; Siléia de Sousa Oliveira, Dulce Pimenta Gonçalves; Jairo Evangelista Nascimento e Agna Soares da Silva Menezes

Abstract: 

Objetivo: avaliar o conhecimento dos profissionais de enfermagem que trabalham na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital da cidade de Montes Claros-MG acerca das técnicas de higienização oral dos pacientes intubados em decorrência da Covid-19. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo transversal descritivo, a população do presente estudo foi composta por 14 profissionais de enfermagem que trabalham na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital da cidade de Montes Claros, Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada através de questionário aplicado pela ferramenta Google formulários e enviado aos participantes por rede social. Foi utilizado para análise e interpretação dos dados o software SPSS (StatisticalPackage for the Social Sciences) versão 21.0 for Windows®. Obteve-se aprovação do comitê de ética em pesquisa de número5.261.007. Resultados: observou-se a predominância de técnicos de enfermagem (64,3%), com segundo grau completo (50%), com carga horária acima de 40 horas semanais (50%). Notou-se a ausência de protocolo de higienização (42,9%) e de treinamento dos profissionais (50%). Conclusão: Os resultados reforçam a necessidade de discutir esse tema com a equipe de enfermagem e da inclusão do odontólogo na equipe multiprofissional da Unidade de Terapia Intensiva.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.25709.11.2022
Download PDF: