Avaliação da satisfação de profissionais e familiares em um serviço de saúde mental para crianças e adolescents
International Journal of Development Research
Avaliação da satisfação de profissionais e familiares em um serviço de saúde mental para crianças e adolescents
Received 08th April, 2021; Received in revised form 04th May, 2021; Accepted 27th June, 2021; Published online 25th July, 2021
Copyright © 2021, Jaqueline Barbosa Campos et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O Centro de Atenção Psicossocial da infância e adolescência - CAPSi, que atende crianças e adolescentes oferecem diferentes serviços para essa população, tornando-se necessário avaliar a satisfação de profissionais e familiares de usuários dos serviços. O objetivo do estudo foi avaliar a satisfação de profissionais e familiares de usuários do Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e descritivo. A amostra foi composta por 41 indivíduos de ambos os sexos, sendo 23 familiares de pacientes e 18 profissionais do serviço do Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência. Utilizou-se a Escala de Avaliação da Satisfação para familiares e profissionais. Os resultados mostraram que as subescalas de satisfação foram diferentes entre os familiares, sendo inferior o fator privacidade e confidencialidade do serviço (p= 0,0009) e entre os profissionais foi menor na “participação da equipe no serviço” e “condições de trabalho” (p= 0,0026). A satisfação global foi maior nos familiares em relação aos profissionais (p= 0,0001). A partir dos resultados obtidos, foi possível verificar que os familiares de pacientes estão satisfeitos e os profissionais são indiferentes com os serviços prestados e apresentaram diferenças nas subescalas tanto em familiares quanto na equipe profissional.