Avaliação da qualidade de vida de trabalhadores residentes em uma área rural: um estudo transversal

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
25292
5 pages
Research Article

Avaliação da qualidade de vida de trabalhadores residentes em uma área rural: um estudo transversal

Monteiro, Luciana Alves Silveira; Freitas, de Alessandra; Santos, Áurea Maria Moreira; Vieira, Juliana Aparecida Pimenta; Araújo, Claudirene Milagres; Lazaroni, Pedro Sebastiao de Oliveira; Vieira, Ed Wilson Rodrigues and Gazzinelli, Andréa

Abstract: 

Introdução: No Brasil, estima-se que 15,6% da população do país resida em áreas rurais devido ao êxodo rural motivado por fatores relacionados a condições de trabalho, falta de desenvolvimento em diversos setores e pouca divulgação das políticas públicas para essa população. Objetivo: Investigar a associação entre a qualidade de vida (QV) e variáveis socioeconômicas, demográficas e ocupacionais de trabalhadores residentes em área rural. Método: Estudo transversal, realizado em outubro de 2012. Participaram 242 trabalhadores de São Pedro do Jequitinhonha, MG. Aplicados questionário WHOQOL-Breve; e de aspectos demográficos, sociais e econômicos. Resultados: O escore de QV apresentou valor médio de 68,94. O domínio físico apresentou maior média 77,2; domínio meio ambiente menor média 53,8. Avaliando a sobreposição dos intervalos de confiança, tem-se que o domínio físico foi estatisticamente maior que os domínios psicológico e meio ambiente. Conclusão: Os resultados mostraram correlação entre variáveis socioeconômicas, demográficas e ocupacionais dos trabalhadores; existência de correspondências entre capacidade para o trabalho e QV. Porém, reforça-se a necessidade de diretrizes preventivas específicas para aprimoramento dos aspectos ligados aos domínios da qualidade de vida, uma vez que a interação destes fatores potencializa os efeitos na saúde do trabalhador.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.25292.09.2022
Download PDF: