Avaliação da implantação do programa de controle da tuberculose em um município do maranhão, Brasil
International Journal of Development Research
Avaliação da implantação do programa de controle da tuberculose em um município do maranhão, Brasil
Received 13th March, 2020; Received in revised form 27th May, 2020; Accepted 11th June, 2020; Published online 24th July, 2020
Copyright © 2020, Tatyanne Maria Pereira de Oliveira et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Introdução: A Tuberculose é uma doença antiga e nos dias atuais ainda se constitui como um problema de saúde pública de ampla magnitude e um desafio para o desenvolvimento de estratégias para o seu controle. Objetivo: Avaliar o grau implantação do Programa de Controle da Tuberculose (PCT) no município de Caxias, Maranhão. Metodologia: Tratou-se de um estudo avaliativo do tipo caso único, com abordagem quantitativa e qualitativa. Realizou-se pesquisa documental, observação direta e entrevistas e a análise dos dados ocorreu a partir da matriz de análise e julgamento para classificação do grau de implantação. Resultados: Os contextos técnico e de efeito tiveram grau implantado, no entanto, verificou-se fatores interferentes na implantação e operacionalização do programa, como deficiência no diagnóstico precoce, avaliação de contatos e preenchimento dos registros específicos. Conclusão: O PCT é considerado implantando e sua execução é satisfatória, embora haja limitações. Assim, necessita-se de uma maior efetivação das ações de prevenção, diagnóstico e assistência para melhorar a efetividade da qualidade de atenção, diminuindo a incidência da doença e aumentando a taxa de cura.