A atuação da psicologia no acompanhamento aos pacientes em tratamento oncológico no contexto do covid 19

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
11
Article ID: 
21660
5 pages
Research Article

A atuação da psicologia no acompanhamento aos pacientes em tratamento oncológico no contexto do covid 19

Jéssica Vieira de Sousa Gabriel, Maria do Carmo Nunes de Sousa Paiva, Maria do Carmo de Sousa Bonfim Leal, Pedro Wilson Ramos da Conceição, Raimunda Veras Lopes de Sousa, Zaira Arthemisa Mesquita Araujo, Ed Mária Gonçalves Coelho, Elizangela Ferreira da Luz, Elexandra Oliveira Nunes, Daiana de Lima Sousa, Francisca Samara de Sousa Nascimento, Rosileide da Silva Aguiar, Renata de Sousa and Karitta Ferreira Leal

Abstract: 

O trabalho de pesquisa teve como objetivo entender como tem sido a atuação da psicologia junto ao paciente com câncer e que necessita do acompanhamento psicológico e assim ser promovida sua saúde mental. Procuramos investigar e para isso entrevistamos a (psicóloga hospitalar. Através da entrevista semiestrutura e de forma totalmente remota as obter as respostas em questões as quais surgiram devido a covid-19 e como tem trazido mudanças a atuação e os tem trazido o psicólogo está usando agora em uma nova modalidade, já que as consultas e encontros ficaram mais seletivos devido a todos os cuidados que requer para proteger esses pacientes e o profissional de um possível contágio com a doença. Deu-se ênfase as práticas, as mudanças e de como a psicologia teve que se articular e se adaptar as mudanças para assim continuar promovendo saúde mental ao paciente oncológico. Vimos também como o profissional teve que ser resiliente nesse processo de surgimento e conhecimento da covid-19 diante da sua atuação como profissional que está disposição e de ser esse profissional atuante em toda essa circunstância, seus desafios quanto terapeuta, os desafios que o distanciamento trouxe ao acompanhamento e continuidade de todo um processo já iniciado, mas também as preocupações com aquele que estão em sofrimento psicológico mas que não tem acesso a essa nova modalidade seja ela via tele atendimento, via aplicativo, via plataformas. Muitos não entendem como algo confiável e assim tem adiado o início do acompanhamento e isso tem trazido prejuízo relevantes a saúde mental deste paciente.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.21660.04.2021
Download PDF: