Assistência de enfermagem para pacientes vítimas de escorpionismo
International Journal of Development Research
Assistência de enfermagem para pacientes vítimas de escorpionismo
Received 17th July, 2019; Received in revised form 28th August, 2019; Accepted 06th September, 2019; Published online 23rd October, 2019
Copyright © 2019, Tiago Sousa de Queiroz et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Introdução: O conhecimento assistencial das implicações do acidente escorpiônico revela a falta da conduta adequada dos enfermeiros responsáveis pelo atendimento e informações sobre a problemática, necessitando de uma educação continuada para estes profissionais. Objetivo: Analisar a assistência prestada pelos profissionais da equipe de enfermagem às vítimas de acidentes por escorpionismo em um hospital de referência no sudoeste da Bahia. Materiais e Métodos: Estudo exploratório, descritivo, explicativo de abordagem quali-quantitativa, realizado com 20 profissionais da equipe de enfermagem pertencentes a um hospital de referência para pacientes vítimas de acidentes por escorpionismo. Os dados qualitativos foram coletados através de um questionário semiestruturado e analisados pela técnica de Bardin e os dados sociodemográficos foram analisados pelo Microsoft Office Excel® 2016. Resultados: A maioria dos participantes relatou que na chegada do paciente tenta identificar o tipo de animal peçonhento que o vitimizou, pois é através da identificação do animal que se define o cuidado. Em seguida, afere os sinais vitais, compreendendo o risco maior quando os envolvidos em acidentes são crianças ou idosos. Referiram, ainda, que conseguem identificar complicações ou reações sistêmicas imediatas, entretanto concentram a terapêutica na avaliação medica devido às prescrições para tratamento medicamentoso. Considerações finais: A assistência ao escorpionismo apresenta-se centrada, principalmente, na equipe de enfermagem, que presta os cuidados necessários diretamente as vitimas acidentadas.