Assistência de enfermagem ao indivíduo com tuberculose em município de pequeno porte: um estudo observacional
International Journal of Development Research
Assistência de enfermagem ao indivíduo com tuberculose em município de pequeno porte: um estudo observacional
Received 20th June 2020; Received in revised form 06th July 2020; Accepted 14th August 2020; Published online 30th September 2020
Copyright © 2020, Esther Moindi Nyambati et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Introdução: A tuberculose (TB) manifesta de duas formas, a pulmonar e a extrapulmonar, e é causada, principalmente, pelo agente Mycobacterium tuberculosis. A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) consiste em ferramenta fundamental e essencial para o processo do cuidado. Objetivo: Analisar a percepção da equipe de enfermagem acerca da sistematização da assistência de Enfermagem ao indivíduo com tuberculose de um município de pequeno porte do Brasil Central. Método: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa realizado em Campo Limpo de Goiás, município de 10.200 habitantes situado no Estado de Goiás, com 8 Enfermeiras e 5 técnicas de Enfermagem no período de fevereiro a abril de 2020. Resultados e discussão: Foram levantadas duas categorias: 1ª: Desafios ENTRE a equipe de enfermagem na SAE ao indivíduo com tuberculose; 2ª: Desafios DA equipe de enfermagem na SAE ao indivíduo com tuberculose. Durante o desenvolvimento da SAE evidenciou-se a necessidade de ter como referência para o paciente com suspeita ou confirmada de TB, a profissional Enfermeira responsável pela Vigilância epidemiológica. Conclusão: Assim, o principal desafio foi adesão ao tratamento, devido a pluralidade de fatores como baixa escolaridade, uso de drogas licitas e ilícitas, falta de informação, dificuldade de mobilidade e baixo poder aquisitivo.