Assistência à saúde mental: percepção e prática dos profissionais da atenção primária à saúde
International Journal of Development Research
Assistência à saúde mental: percepção e prática dos profissionais da atenção primária à saúde
Received 19th January, 2023; Received in revised form 09th February, 2023; Accepted 20th February, 2023; Published online 28th March, 2023
Copyright©2023, Aline Soares Figueiredo Santos et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: analisar a percepção e prática dos profissionais da Atenção Primária à Saúde, no que se refere à assistência em Saúde Mental, contribuindo para o esclarecimento das dificuldades em suas rotinas e para melhorar a assistência aos usuários. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo exploratório, com abordagem qualitativa, pautado no referencial da fenomenologia de Alfred Schütz, aplicando-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Participaram do estudo 23 profissionais de nível superior atuantes nas Unidades Básicas de Saúde em um múnicipio de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu entre setembro a outubro de 2022, sob a forma de entrevista gravada, após autorização e mediante agendamento prévio, até que atingiu a saturação teórica dos dados. Resultados: Os resultados mostraram a baixa experiência e capacitação dos profissionais com relação ao cuidado em saúde mental, mesmo havendo interesse de aprofundar o conhecimento sobre o assunto. Conclusão: É de suma importância identificar quais são as falhas assistenciais para avançar e fortalecer o cuidado em saúde mental no âmbito da Atenção Primária à Saúde, como ações de capacitação profissional, voltadas à interprofissionalidade e ao apoio matricial, melhoria da rede de cuidado e, consequentemente, incremento da qualidade de vida dos pacientes com sofrimento mental.