Aspectos multimodais na intervenção fonoaudiológica
International Journal of Development Research
Aspectos multimodais na intervenção fonoaudiológica
Received 27th November, 2020 Received in revised form 14th December, 2020 Accepted 15th January, 2021 Published online 24th February, 2021
Copyright © 2020, Júlia Siqueira and Irani Rodrigues Maldonade. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A comunicação entre interlocutores envolve, na mensagem propriamente dita, o uso de gestos, expressões faciais, prosódia, entre outros aspectos que caracterizam a linguagem como multimodal. Por volta do primeiro ano de vida, o uso de gestos começa a ser articulado com o uso da fala. Nessa fase, o processo de aquisição fonológica também está em curso, de forma que pode haver erros na fala da criança. É comum que o erro seja superado, porém, quando se mantém para além do tempo esperado, é realizado o encaminhamento para a terapia fonoaudiológica. Este estudo tem como objetivo identificar e compreender os aspectos multimodais realizados pela criança com alterações fonoarticulatórias na fala, no momento em que é corrigida pela terapeuta.As sessões de terapia fonoaudiológica de quatro sujeitos entre cinco e sete anos de idade foram gravadas e transcritas. Os trechos contendo erros na fala da criança foram analisados e classificados de acordo com o aspecto multimodal observado. Verificou-se que há uma tendência de ocorrência dos aspectos multimodais analisados: as expressões faciais e os gestos são os mais frequentes, seguido pelas produções vocais e, com menor número, os deslocamentos corporais. Foi observado que a maioria das produções corretas na fala da criança, foram realizadas com a manutenção do contato visual entre a criança e a terapeuta, o que evidencia a importância de uma abordagem multimodal na terapia fonoaudiológica.