Aspectos histórico-culturais e sociais no contexto da violência doméstica contra a mulher
International Journal of Development Research
Aspectos histórico-culturais e sociais no contexto da violência doméstica contra a mulher
Received 08th September, 2022; Received in revised form 26th September, 2022; Accepted 11th October, 2022; Published online 30th November, 2022
Copyright©2022, Bruna Cabral Barreto de Souzaa et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Os aspectos histórico-culturais e sociais influenciam na ocorrência da violência doméstica contra a mulher, atrelando a ideia de inferioridade feminina em relação ao homem. Portanto, este estudo objetiva descrever as representações sociais de agentes comunitários de saúde sobre os aspectos histórico-culturais e sociais no contexto da violência doméstica contra a mulher. Materiais e Métodos: estudo descritivo, exploratório, de natureza qualitativa alicerçado na Teoria das Representações Sociais, a coleta de dados ocorreu no período de maio a agosto de 2019 na Estratégia de Saúde da Família de um município do interior da Bahiaatravés da entrevista em profundidade com 30 agentes comunitários de saúde. A análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo temática. Resultados: o machismo, patriarcado opressivo, desemprego e o uso abusivo de álcool e outras drogas foram identificados como fatores geradores e potencializadores de discórdias que podem resultar na prática de violência doméstica. Conclusões: compreender este fenômeno sob a ótica dos agentes comunitários de saúde permite o reconhecimento de fragilidades existentes no manejo da violência e aponta as necessidades de instrumentalizar as mulheres e profissionais para o enfrentamento da violência doméstica contra a mulher.