Aspectos clínicos e epidemiológicos dos casos de esporotricose na região de Fernandópolis, São Paulo, Brasil
International Journal of Development Research
Aspectos clínicos e epidemiológicos dos casos de esporotricose na região de Fernandópolis, São Paulo, Brasil
Received 17th September, 2022; Received in revised form 08th October, 2022; Accepted 21st November, 2022; Published online 25th December, 2022
Copyright©2022, Priscila Santana Felipe et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivou-se na presente pesquisa analisar os aspectos clínicos s epidemiológicos dos casos de esporotricose em uma população de um município endêmico na região Noroeste Paulista.Trata-se de um estudo retrospectivo, quantitativo, com dados epidemiológicos do domínio do Centro de Atendimento às Doenças Infecciosas e Parasitárias (CADIP). A pesquisa foi realizada no período de 2019 à 2021. Foram consideradas as seguintes variáveis para esta pesquisa: faixa etária, sexo, via de contaminação, tempo de evolução, tipo clínico e tratamento. Foram registrados 45 casos de esporotricose. Verificou-se que 71%dos casos eram mulheres e 29%eram homens. Foram diagnosticados oito casos na faixa etária dos jovens, 17 casos entre os adultos e 20 casos em idosos.85% dos casos a contaminação ocorreu por meio de arranhaduras de felinose 15% foram causados por outros meios de contaminação como solo, vegetais e mordedura de felinos contaminados. Em 73% dos casos a manifestação clínica foi do tipo cutânea, 18%Linfocutâneo, e 9% foram disseminadas e linfáticas.O tratamento de escolha, em 89% dos casos analisados, foi o antifúngico Itraconazol, tanto para os casos cutâneos quanto para os casos linfocutânea. Outra forma de tratamento empregado foi o itraconazol associado a terbinafina, ambos apresentaram resultados satisfatórios a longo prazo. A esporotricose está tomando grandes proporções, com grande número de casos atendidos, sendo de suma importância a sua notificação e o acompanhamento de forma correta, não só os casos em humanos, mas também os casos diagnosticados em animais.