Aspectos clínicos das hospitalizações por diarreia e gastroenterite em um hospital universitário pediátrico
International Journal of Development Research
Aspectos clínicos das hospitalizações por diarreia e gastroenterite em um hospital universitário pediátrico
Received 11th May, 2021; Received in revised form 26th June, 2021; Accepted 28th July, 2021; Published online 26th August, 2021
Copyright © 2021, Alex de Novais Batista et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O objetivo da pesquisa consistiu em analisar os aspectos clínicos dos pacientes, a utilização de antimicrobianos e o desfecho das hospitalizações por diarreia e gastroenterite em crianças e adolescentes. Trata-se de estudo ecológico, transversal, descritivo, de abordagem quantitativa, de base documental e de campo. Os dados foram coletados de prontuários de pacientes de 0 a 19 anos hospitalizados por diarreia ou gastroenterite no Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), localizado na cidade de Cajazeiras-PB, entre os anos de 2014 e 2018.Utilizou-se o programa IBM SPSS Statistics 21 para realização de estatísticas descritivas. No período houve um total de 334 internamentos por diarreia e gastroenterite no HUJB nessa população, com redução numérica de 29,4% se comparados os dados referentes ao ano inicial e ano final da pesquisa. Prevaleceram na admissão os quadros de diarreia aguda e aquosa e os sintomas de febre, vômitos, dor abdominal, desidratação e inapetência. Apenas 6,0% dos pacientes realizaram algum exame para identificação etiológica, sendo a maioria tratada com algum antimicrobiano e uma pequena parcela recebeu terapia adjuvante com zinco e probióticos. Ressalta-se a importância de haver uso criterioso de antimicrobianos nessas situações, além do estímulo às possibilidades terapêuticas adjuvantes já bem estabelecidas.