Aprendizagem baseada em problemas e o protagonismo discente na graduação em enfermagem
International Journal of Development Research
Aprendizagem baseada em problemas e o protagonismo discente na graduação em enfermagem
Received 17th April, 2020; Received in revised form 06th May, 2020; Accepted 25th June, 2020; Published online 30th July, 2020
Copyright © 2020, Ana Karoline Barros Bezerra et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Nas últimas décadas, a formação dos profissionais de saúde, bem como a metodologia envolvida nesse processo, tornou-se ponto relevante a ser discutido devido à influência na resolução dos problemas de saúde da população em geral. Apesar dos movimentos de transformação, a educação dos estudantes de enfermagem ainda é, na maioria das vezes, baseada em um modelo fragmentado do saber, desconsiderando as necessidades de atuação na prática e representando um processo de ensino-aprendizagem centrado no saber do professor, no conteúdo disciplinar e na reprodução dos conteúdos por memorização. Destaca-se o uso de metodologias ativas como estratégia que pode favorecer a autonomia do educando, utilizando métodos interativos e de diferentes abordagens. É fundamental que o ensino em saúde incorpore os avanços pedagógicos das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, estabelecendo novas diretrizes para a integração entre teoria e prática e rompendo com a tradicional dicotomia entre ensino básico e formação clínica. Assim, este estudo objetivou refletir acerca da aprendizagem baseada em problemas e sua utilização para promoção do protagonismo discente na graduação em enfermagem, associando a aprendizagem baseada em problemas e a formação do estudante de enfermagem, junto às potencialidades e fragilidades da ABP no ensino em enfermagem.