Apoio afetivo em idosos institucionalizados: situação retratada em tempos de pandemia covid-19

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
25836
4 pages
Research Article

Apoio afetivo em idosos institucionalizados: situação retratada em tempos de pandemia covid-19

Barbara Jeane Pinto Chaves, Suzana Cristina Andrade Bezerra, Bruna Ferreira dos Santos, Debora Lobato de Souza Costa, Izaura Cleone Ferreira dos Santos Cadete, Jessica Viviane Silva de Moura, Juliana Almeida Marques Lubenow, Onelha Vieira Andrade, Richele Teixeira de Lima Franco and Thais de Almeida da Silva

Abstract: 

Pesquisa com objetivo de analisar o apoio social, especificamente o domínio afetivo da escala de Apoio Social MOS-SSS, antes e durante a pandemia da COVID-19, de idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Refere-se a um estudo descritivo exploratório, transversal com abordagem quantitativa, desenvolvido com 60 idosos de quatro Instituições paraíbanas, escolhidos através de critérios de inclusão e exclusão pré-definidos. Os dados foram coletados em: setembro a dezembro de 2019 e agosto a outubro de 2020, através de instrumento contendo dados sociodemográficos, de institucionalização e a Escala de Apoio Social MOS-SSS. Os achados foram digitados e analisados pelo programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 21.0. Constatou-se que apesar das restrições decorrentes da Pandemia Covid-19, os idosos não apresentaram fragilidade relacionada ao domínio afetivo da escala de apoio social. Entretanto, é importante ressaltar que apesar dos achados, a atenção voltada para os idosos de ILPIs deve ser constante e contínua,seja por familiares, cuidadores ou profissionais de saúde, em especial os de enfermagem, no que concerne ao apoio social, como forma de proporcionar um envelhecimento digno e com saúde de qualidade.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.25836.11.2022
Download PDF: