Anfíbios e suas transformações: proposta de alfabetização científica para alunos com transtorno do espectro autista
International Journal of Development Research
Anfíbios e suas transformações: proposta de alfabetização científica para alunos com transtorno do espectro autista
Received 20th August, 2021; Received in revised form 06th September, 2021; Accepted 08th October, 2021; Published online 28th November, 2021
Copyright © 2021, Elias Brandão de Casto et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Este artigo versa sobre a organização da prática pedagógica no fomento da alfabetização científica. Nesta experiência destacamos o planejamento e realização, em parceria, de uma sequência de ensino por investigação planejada para um aluno com Transtorno do Espectro Autista- TEA, intitulada: “Anfíbios e suas transformações”, que envolveu professores: da Educação Especial e de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental. O objetivo da pesquisa foi analisar que indicadores de alfabetização científica foram acionados por um aluno TEA em situação específica de interação com conhecimento científico. Os critérios de análise estão embasados nos indicadores de alfabetização científica propostos por Sasseron e Carvalho (2008) e Sasseron (2017), os quais ofereceram a oportunidade de visualizar, com maior clareza, os avanços do aluno nas atividades propostas pelos docentes. Os resultados demonstraram que a partir dos conhecimentos prévios e posterior refinamento dos conhecimentos científicos, em um processo de argumentação, na produção de textos verbais, possibilitou a imersão do aluno nos conteúdos de Ciências da Natureza, que envolveu a curiosidade, busca de explicações, registro e comunicação de ideias utilizando diferentes linguagens, e desta maneira, proporcionaram ao aluno o refinamento da linguagem cientifica.