Análise dos fatores discriminantes entre usuários e não usuários de aplicativos de mobilidade urbana no Brasil
International Journal of Development Research
Análise dos fatores discriminantes entre usuários e não usuários de aplicativos de mobilidade urbana no Brasil
Received 27th March, 2020; Received in revised form 22nd April, 2020; Accepted 06th May, 2020; Published online 29th June, 2020
Copyright © 2020, Isabel Cristina dos Santos et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O transporte público é direito garantido constitucionalmente no Brasil, assim como os serviços de saúde, educação e trabalho. Com a evolução da tecnologia digital,a utilização de aplicativos móveis de mobilidade urbana também cresceu proporcionando facilidade de deslocamento nas grandes cidades. De igual forma, a inclusão digital das pessoas, com a erradicação de qualquer barreira, é garantia fundamental de exercício da cidadania. O objetivo deste trabalho é investigar quais são as variáveis independentes que possuem maior poder de discriminar um grupo de usuários de aplicativos de mobilidade urbana de um grupo de não usuários. Metodologia: A abordagem foi mista com o emprego de enfoque meta analítico associado à técnica estatística discriminante, por meio de questionário digital aplicado em uma amostra de 205 respondentes no Brasil. Resultados: Os achados relacionam quatro variáveis independentes que diferenciam os grupos de usuários e não usuários de aplicativos de mobilidade urbana: renda, idade, dificuldade na utilização da tecnologia digital e aprendizagem de uso da tecnologia digital. Originalidade/contribuição: O trabalho avança na pesquisa sobre inclusão digital em aplicativos de mobilidade urbana e lança luz sobre o tema que é relativamente novo nas frentes de pesquisa sobre tecnologia digital.