Análise das reações adversas da vacina tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola)

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
25390
5 pages
Research Article

Análise das reações adversas da vacina tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola)

Paulo Sérgio da Paz Silva Filho; Monyka Brito Lima dos Santos; Aida Patricia da Fonseca Dias Silva; Zoneide Maria Bezerra; Thiago Pontes da Fonseca; Isadora Maria Matias Batista; Amanda Karoliny Meneses Resende Fortes; Rute Emanuela da Rocha; Ranieri Sales de Souza Santos; Maria Regina Dos Santos Silva; Rachel Sérvio Ribeiro de Sá; Andressa Sabrina Guimarães Moura; Pedro de Sousa Brito Neto; Clayra Rodrigues de Sousa Monte Araujo; Camila Coelho Nóbrega Riedel; Karolinne Adrião de Oliveira; Samara Adrião de Oliveira; Nivya Carla de Oliveira Pereira Rolim; Erica Danielly Ribeiro dos Santos; Jariane Carvalho Rodrigues; Mayara Êmilly Albino Silva

Abstract: 

O objetivo desse manuscrito é analisar as reações adversas da vacina tríplice viral por meio de estudos científicos publicados na literatura. No mais, o trabalho aponta os benefícios da vacina e outras informações pertinentes para assegurar a eficácia no combate ao Sarampo, Caxumba e Rubéola. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, modalidade que consiste em resumir e analisar resultados de pesquisas, além divulgar sínteses de conhecimentos científicos produzidos acerca de um fenômeno de interesse. Para responder ao objetivo proposto foram consultadas as seguintes bases de dados: Medical Publications (PubMed), Scopus (Elsevier), Google acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Dentro do recorte temporal de 2010 a 2022. A partir dos critérios de elegibilidade, 11 artigos foram selecionados, a partir das bases de dados, para compor amostra do trabalho. A vacina tríplice viral, objeto de estudo desse trabalho, possui substâncias em sua composição que geram reações indesejáveis. Uma delas é a presença do etil-mercúrio, um produto tóxico e alérgico para boa parte da população, fazendo com que a sua principal e mais evidente reação adversa seja a hipersibilidade. No entanto, outras reações como hiperemia, dor no local da aplicação e febre podem ocorrer.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.25390.09.2022
Download PDF: