Análise da adesão de mulheres ao exame colpocitológico
International Journal of Development Research
Análise da adesão de mulheres ao exame colpocitológico
Received 03rd July, 2019; Received in revised form 03rd August, 2019; Accepted 11th September, 2019; Published online 16th October, 2019
Copyright © 2019, Camila Teixeira de Carvalho Dias et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: analisar a adesão das mulheres ao exame colpocitológico na Estratégia Saúde da Família. Método: estudo exploratório, descritivo, quantitativo. Realizou-se a coleta de dados com a aplicação de um questionário estruturado. Participaram 80 mulheres de 25 a 64 anos, que haviam realizado o exame colpocitológico na unidade Ambulantes, em João Pessoa-PB, em abril de 2018. Resultados: predominância de mulheres com idade entre 25 a 35 anos; com ensino médio; casadas; evangélicas; com filhos; vida sexual ativa; renda entre um e dois salários mínimos; não trabalham fora, as que trabalhavam cumpriam oito horas diárias de trabalho; sabiam da importância do exame preventivo; nunca participaram de atividades em educação em saúde na ESF; nunca receberam informações da equipe sobre a realização do exame; retornaram à unidade para mostrar o exame, não tiveram dificuldades para realizar o exame, as que relataram ter dificuldades, a maioria afirmou que ser timida. Conclusão: é importante fortalecer, por parte da equipe, as ações de promoção de saúde, prevenção de agravos e controle do câncer do colo de útero, realizando a busca ativa das mulheres, para que por meio de ações educativas e informações na visita domiciliar, possam ser sensibilizadas sobre a importância deste exame.