Amamentação: entraves e facilidades sob a óptica das puérperas.
International Journal of Development Research
Amamentação: entraves e facilidades sob a óptica das puérperas.
Received 22nd March, 2019; Received in revised form 16th April, 2019; Accepted 11th May, 2019; Published online 30th June, 2019
Copyright © 2019, Lise Maria CarvalhoMendes et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O presente estudo, realizado em uma Unidade de Saúde da Família – USF no interior da Bahia, objetiva compreender a percepção das mães acerca dos entraves e facilidades da amamentação. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória, de abordagem qualitativa, cuja coleta de dados se deu por meio de entrevista, norteada por roteiro semiestruturado com puérperas cadastradas em uma USF. Mediante a análise das falas das entrevistadas, emergiram três categorias intituladas: orientação a amamentação no pré-natal; sentimentos envolvidos no ato de amamentar; entraves para se manter o aleitamento materno exclusivo. Segundo os relatos, constatou-se que uma grande parcela das participantes receberam orientações sobre a amamentação no período pré-natal, como também, compartilharam sentimentos positivos acerca do ato de amamentar.Ademais, um número significativo de mães referiram interrupção do aleitamento materno exclusivo. Devido à relevância da amamentação, vê-se a necessidade de sensibilização dos profissionais de saúde e a elaboração de estratégias que visem a integralidade da assistência, visto que o ato de amamentar não deve ser entendido como uma prática imposta e isenta de obstáculos.