Ajuste de modelos de regressão para estimar a área de folhas de carambola

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
09
Article ID: 
16887
4 pages
Research Article

Ajuste de modelos de regressão para estimar a área de folhas de carambola

Vinicius de Souza Oliveira, Gleyce Pereira Santos, Karina Tiemi Hassuda dos Santos, Hérica Chisté, Adriel Lima Nascimento, Basílio Cerri Neto, Omar Schmildt, Sara Dousseau Arantes, Robson Prucoli Posse and Edilson Romais Schmildt

Abstract: 

O objetivo deste trabalho foi ajustar modelos de regressão matemática para estimar a área foliar de carambola (Averrhoa carambola L.) a partir das dimensões lineares da superfície foliar. Ao todo, 400 folhas foram digitalizadas e processadas através do software ImageJ®, sendo obtidas as medidas do comprimento (C) ao longo da nervura central, maior largura (L), produto da multiplicação do comprimento com a largura (CL) e a área foliar observada (AFO). Para o ajuste da modelagem, foram utilizadas 350 folhas, onde a AFO utilizada como variável dependente em função de C, L ou CL, obtendo os modelos lineares de primeiro e segundo grau e modelo não linear do tipo potência. Com amostra de 50 folha, os modelos foram validados. Para isso, os valores de C, L e CL foram substituídos nas equações ajustadas na modelagem obtendo assim a área foliar estima (AFE). A AFE foi relacionada com a AFO através de um modelo de equação linear simples. A partir do teste t de student a 5% de probabilidade as hipóteses H0: β ̂_0 = 0 versus Ha: β ̂_0 ≠ 0 e H0: β ̂_1 = 1 versus Ha: β ̂_1 ≠ 1, foram testadas. Calculou-se ainda o erro absoluto médio (EAM), raiz do quadrado médio do erro (RQME) e índice de Willmott (d) para todas as equações. Assim, o modelo linear de segundo grau representado pela equação AFE=-0,2712602+0,8324138(CL) – 0,0019955〖(CL)〗^2, obtida a partir do produto da multiplicação do comprimento com a largura, foi o mais adequado para estimar a área foliar de carambola de maneira não destrutiva.

Download PDF: