Adesão a terapia antirretroviral e qualidade de vida de adolescentes e adultos jovens vivendo com hiv/aids

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
11
Article ID: 
22061
6 pages
Research Article

Adesão a terapia antirretroviral e qualidade de vida de adolescentes e adultos jovens vivendo com hiv/aids

CARNEIRO, Rebeca Rocha; DANTAS, Tatiana Rodrigues da Silva; SILVA, Allan Batista; FARIAS, Aline Roseane Paiva; TARGINO, Ericka Vilar Bôtto; SOARES, Helga de Sousa; COÊLHO, Hemílio Fernandes Campos; LIMA, Caliandra Maria Bezerra de Luna

Abstract: 

Estudo transversal, objetivou descrever a correlação entre os domínios da qualidade de vidae a adesão ao tratamento antirretrovirala partir de escores das Escalas de Adesão ao Tratamento (CEAT-HIV) CEAT-HIV e do World Health Organization Quality of Life, versão abreviada (WHOQOL-HIV-Bref) dos 76 adolescentes e adultos jovens vivendo com HIV/Aids acompanhados no ambulatório de um hospital de referência em doenças infectocontagiosas no estado da Paraíba.Utilizou-setambém um questionário estruturado contendo informações sociodemográficas, afetivo-sexual e clínicas. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e inferencial. O escore total da qualidade de vida obteve mediana igual a 66,38. Os domínios mais afetados foram:Meio ambiente e Psicológico e o que representou melhor escore foi o Domínio físico.Quanto à adesão à terapia antirretroviral, as dimensões que apresentaram maior valor médio foram: Crenças e expectativa sobre o tratamento, com (20,05); as dimensões referentes àSatisfação com o tratamento e Comunicação médico- paciente, apresentaram menores médias, com (8,30) e (12,08) respectivamente.Em todos os seis domínios do WHOQOL-HIV-Bref, as médias dos escores foram maiores nos indivíduos que possuem adesão adequada/estrita ao tratamento, o que demonstra que esses indivíduos apresentam melhor qualidade de vida quando comparadas com indivíduos com adesão insuficiente.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.22061.06.2021
Download PDF: