Adesão terapêutica e o binômio religiosidade e espiritualidade no cuidado à pessoa vivendo com HIV/AIDS
International Journal of Development Research
Adesão terapêutica e o binômio religiosidade e espiritualidade no cuidado à pessoa vivendo com HIV/AIDS
Received 13th March, 2020; Received in revised form 27th May, 2020; Accepted 11th June, 2020; Published online 24th July, 2020
Copyright © 2020, Maria Sandra Andrade. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Refletir como a religiosidade e a espiritualidade são importantes para a pessoa vivendo com HIV e como esse aspecto da vida pode contribuir para melhorar a adesão terapêutica. Revisão Bibliográfica:O uso da religiosidade e espiritualidade é uma estratégia cada vez mais utilizada por aqueles que convivem com doenças crônicas, uma vez que evidências científicas demonstram que o uso de tal estratégia podem influenciar positivamente nos aspectos relacionados à saúde. Verifica-se que o uso dessa medida de promoção à saúde vem contribuindo para a mudança comportamental, com adoção de hábitos de vida mais saudáveis, melhorando assim, a adesão ao tratamento e a qualidade de vida das pessoas que convivem com HIV. Considerações Finais: A adesão terapêutica está relacionada não apenas à terapia farmacológica, mas envolve hábitos de vida e comportamentos orientados para a saúde que podem ser reforçados e encorajados com o engajamento religioso ou vivência de uma espiritualidade íntima.