Adesão à terapia antirretroviral frente ao perfil sociodemográfico, clínico e comportamental de saúde
International Journal of Development Research
Adesão à terapia antirretroviral frente ao perfil sociodemográfico, clínico e comportamental de saúde
Received 17th May 2020; Received in revised form 19th June 2020; Accepted 20th July 2020; Published online 30th August 2020
Copyright © 2020, Juliana da Rocha Cabral et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: avaliar a adesão à TARV em pessoas vivendo com HIV frente ao ao perfil sociodemográfico, clínico e comportamental de saúde. Material e métodos:estudo quantitativo, descritivo e transversal, desenvolvido com 40 pessoas vivendo com HIV em uso da TARV. A coleta ocorreu entre os meses de agosto a outubro de 2018. Para obtenção dos dados referentes à adesão à TARV utilizou-se o instrumento CEAT-VIH. Resultados: o perfil da população assemelha-se com a caracterização da epidemia de HIV no Brasil, com maior acometimento do sexo masculino, com baixa escolaridade e baixa renda, e sendo a via sexual o principal meio de transmissão. Houve predomínio da adesão inadequada. Conclusão: à luz dos desafios atuais na área do HIV, torna-se necessário estudos e estratégias que auxiliem no estímulo da adesão e do autocuidado.