Acidentes envolvendo motocicletas no município de teresina–piauí

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
18808
5 pages
Research Article

Acidentes envolvendo motocicletas no município de teresina–piauí

Francisco das Chagas Araújo Sousa, Augusto Cesar Evelin Rodrigues, João Pedro Leite Lima, Wenderson Costa da Silva, Jefferson Rodrigues Araújo, Maria Lara Rodrigues de França, Letícia Rodrigues de França, Paloma Lima de Meneses, Renan Paraguassu de Sá Rodrigues, Evaldo Hipólito de Oliveira, Flavio Ribeiro Alves and Bruno Leandro Maranhão Diniz

Abstract: 

Todos os anos mais de 1,2 milhões de pessoas no mundo morrem em acidentes de trânsito, isso torna o tráfego rodoviário uma das principais causas de morte. Este estudo teve como objetivo analisar os acidentes envolvendo motocicletas em Teresina, Piauí. Trata-se de um estudo documental, descritivo, com abordagem quantitativa, onde foram analisadas 460 fichas de atendimento do SAMU a vítimas por acidentes motociclísticos. Os resultados mostram que a maior parte das vítimas eram do sexo masculino, com média de 31 anos de idade. A maioria dos acidentes ocorreu na zona sul da cidade e no turno vespertino. A colisão entre automóvel e motocicleta representa a maioria das ocorrências, dos quais 20,65% das vítimas ingeriram bebida alcoólica e 40% estavam sem o capacete. Com relação aos dados clínicos das vítimas e os procedimentos realizados, encontrou-se que a maior parte das vítimas apresentavam estáveis e que os procedimentos mais realizados foram a utilização de prancha longa e colar cervical. É necessário um reforço conjunto para reduzir o número de acidentes e, além da intervenção do Estado, a educação no trânsito e das pessoas precisa ser revista, já que a maioria dos acidentes poderiam ser evitados pelo próprio condutor.

Download PDF: