Absenteísmo no setor público: Estudo de caso de um hospital público estadual
International Journal of Development Research
Absenteísmo no setor público: Estudo de caso de um hospital público estadual
Received 20th January, 2024; Received in revised form 29th January, 2024; Accepted 13th February, 2024; Published online 28th February, 2024
Copyright©2024, Thaís dos Santos Gomes et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Este estudo tem como objetivo verificar as condições geradoras de absenteísmo no Hospital Público Estadual Ômega (HPEO), a partir da percepção de servidores, tendo em vista o planejamento de ações voltadas para a qualidade dos serviços prestados e a saúde dos trabalhadores. Trata-se de estudo qualitativo com realização de entrevista semiestruturada. Adotou-se o estudo de caso único: HPEO. Os dados foram analisados por meio da técnica análise de conteúdo, modalidade categorial temática, modelo misto. Os resultados encontrados sugerem que o perfil da unidade e as condições do ambiente, principalmente estrutura física precária e falta de materiais, corrobora para o adoecimento de profissionais de enfermagem. Ausência de plano de carreira e de uma gestão de competências mais efetiva são aspectos que desmotivam os profissionais. As ausências previstas geram sobrecarga de trabalho aos demais colaboradores ou interrupção das atividades do setor. Verificou-se, ainda, que o absenteísmo previsto no HPEO poderia ser ainda mais elevado, casos os profissionais conseguissem tirar férias-prêmio, o que não ocorre com facilidade.