Abordagens farmacológicas e não farmacológicas em dermatite atópica: revisão de literatura

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
13
Article ID: 
26293
4 pages
Research Article

Abordagens farmacológicas e não farmacológicas em dermatite atópica: revisão de literatura

Thais de Rezende Bessa Guerra, Andreia de Carvalho Lima Soares, Bianka Maria Salviano, Lucas Albernaz, Matheus Vidal Azevedo Palermo, Ruanna Fagundes, Virginia Maria de Azevedo Oliveira Knupp, Bruna dos Santos Scofano, Mariana Figueiredo Guimarães Netto and Bruno Eduardo Morais Nunes

Abstract: 

A dermatite atópica é uma condição clínica e sintomaticamente complexa, mais prevalente em crianças, à medida que a doença progride compromete a qualidade de vida. Nas últimas décadas a prevalência aumentou, mas ainda não foi elucidada as principais causas, plano de cuidados que possa manter o paciente com sintomas leves ou ausência dos sintomas e/ou evitar o aparecimento dos sintomas durante as atividades diárias. Objetivo: revisar a literatura a fim de categorizar sobre os principais tópicos discutidos acerca da dermatite atópica, dentre eles: mecanismo fisiopatológico, instrumentos de rastreio, qualidade de vida e emocional, dietoterapia e tratamentos. Foi realizada uma revisão narrativa, com busca nas bases de dados PubMed, Google acadêmico, comitês nacionais e internacionais de saúde e livro texto. A busca eletrônica foi efetuada em maio de 2022, com as palavras-chave: “Atopic dermatitis; Review, Treatments”, com filtro dos últimos cinco anos. A partir da leitura e categorização dos resultados, consideramos que a discussão sobre essa patologia mostra amplo escopo fisiopatológico e com diferentes abordagens para minimizar os eventos e melhorar a qualidade de vida. Concluímos que há uma tendência às evidências na compreensão molecular da dermatite atópica para identificar diferentes fenótipos na busca de tratamentos baseados em medicina personalizada.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.26293.02.2023
Download PDF: