Ação educativa para segurança no domicílio e prevenção de intoxicação em crianças
International Journal of Development Research
Ação educativa para segurança no domicílio e prevenção de intoxicação em crianças
Received 11th October, 2019; Received in revised form 16th November, 2019; Accepted 08th December, 2019; Published online 29th January, 2020
Copyright © 2020, Márcia Regina Jupi Guedes and Magda Lúcia Félix de Oliveira. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Identificar mudanças no cotidiano domiciliar em famílias de crianças intoxicadas após ação educativa toxicológica. Métodos: Pesquisa descritiva, exploratória e de natureza qualitativa, com referencial metodológico da pesquisa convergente assistencial, e sistematizada em dois momentos: intervenção hospitalar e domiciliar. Participaram 11 familiares de crianças atendidas na Sala de Reanimação e Estabilização e na UTI Pediátrica de um hospital ensino região Noroeste do Paraná e cadastradas no Centro de Controle de Intoxicações do Hospital no período de março a outubro de 2015. Resultados: A maioria das crianças era do sexo masculino, faixa etária até dois anos, acidente individual, na residência e presença dos (pais) ou responsáveis. Seis foram classificadas clinicamente como moderadas e cinco como graves. Após a intervenção preventiva hospitalar, a visita domiciliar indicou que a proposta de ação educativa dialógica foi parcialmente eficaz, com (baixa) moderada adesão às medidas para segurança química no domicílio, possivelmente, relacionada com a "precocidade" na abordagem das famílias e apenas duas oportunidades de acesso para a ação educativa; com características socioeconômicas e psicossociais deficientes, implicando em baixa motivação para a mudança de comportamento. Conclusão: Ressalta-se que o tempo para a mudança de comportamento no ambiente domiciliar pode ser diferente do tempo do pesquisador.